IGEOCOMNewsLetter Nº25

Nota de Edição

PCA do IGEO trabalhou com a CITIC em Pequim

 

O PCA do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, manteve um encontro de trabalho com a Presidente da CITIC, no dia 15 do corrente mês, em Pequim, capital da República Popular da China. Durante o encontro realizado à margem do roadshow - apresentações técnicas de projectos a serem submetidos a concursos públicos - foram abordadas questões de interesse comum e futuras oportunidades de cooperação no sector mineiro em Angola.

A CITIC é uma das operadoras contratadas pelo IGEO para realizar levantamentos geológicos, geoquímicos, assim como estudos específicos. Actualmente, a operadora chinesa está a realizar um levantamento geológico à escala 1:250.000, no Norte de Angola. No plano da capacitação e apetrechamento do IGEO, coube à operadora chinesa a construção das infra-estruturas de apoi  à actividade mineira, nomeadamente, a sede e o Laboratório Central, em Luanda, e os Laboratórios Regionais, na Huíla e na Lunda Sul.

 

 

Prossegue o roadshow no estrangeiro 

As apresentações técnicas das concessões mineiras objectos de concursos públicos para outorga de Direitos Mineiros para prospecção e exploração de fosfatos, diamantes e ferro prosseguem fora do país, depois do lançamento da actividade em Luanda, no passado mês de Agosto. O IGEO, pelas suas atribuições estatutárias, tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento geocientífico para o fomento da prospecção e exploração de recursos minerais junto dos potenciais investidores que têm participado no roadshow.

De acordo com o Código Mineiro, nos Artigos 29 e 31, a informação produzida pelas empresas de prospecção devem ser remetidas ao IGEO a quem cabe a responsabilidade da gestão de todo conhecimento geocientífico do território nacional.

 

DESCARREGA NewsLetter Nº25