1º ROADSHOW SOBRE MINAS

Permitam-me começar por agradecer a todos por terem respondido positivamente ao nosso convite para participar deste acto de lançamento do 1º concurso público para outorga de direitos mineiros no nosso país.

Com este 1º concurso público, estamos a materializar as orientações de sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, no sentido de se conferir maior transparência aos actos de governação, bem como cumprir o estipulado no Código Mineiro, em relação às modalidades para a outorga de direitos mineiros para prospecção e exploração de recursos minerais em Angola.

A esta 1º apresentação técnica, vulgo Roadshows, seguem outras três que serão realizadas no Dubai (UAE), na Republica Popular da China e no Reino Unido. O principal objectivo destes Roadshows é o de apresentarmos publicamente e de forma genérica a descrição do conhecimento geológico mineiro de cada uma das concessões a licitar, bem como procedermos ao enquadramento dos principais aspectos legais contractuais e fiscais inerente à participação dos potencias investidores neste processo.

Gastaria de aproveitar esta oportunidade para apelar, particularmente aos potenciais investidores Nacionais e internacionais, para aproveitarem a investir no sector mineiro angolano que é bastante promissor.

O facto de o nosso país possuir uma geologia bastante promissora para a realização de investimento na prospecção de recursos minerais e na sua exploração, coloca-nos perante o desafio de transformar esta riqueza potencial em riqueza factual. Isso apenas será possível se formos capazes de definirmos políticas acertadas e, acima de tudo, saber implementa-las de maneira mais pura, eficiente e vantajosa para todos intervenientes, nomeadamente, os governos, as comunidades e os investidores.

Termino esta minha breve intervenção desejando que tenhamos todos uma jornada profícua e que estas concessões que estamos a licitar resultem em projectos que, por um lado, contribuam para alavancar a economia nacional e, por esta via, assegurar o bem-estar do nosso povo e, por outro lado, garanta o benefício aos investidores.

Muito obrigado.

Diamantino Pedro Azevedo, 
Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos

 

Fonte do texto https://www.facebook.com/mirempetangola/